Felipe Ho conversa com a gente

Felipe e coach AndersonFelipe Ho, expoente da escalada brasileira, topou me receber dias antes do Campeonato Brasileiro que acontece sábado, na Rokaz

Estudante de odontologia, aluno da USP, escala desde os 6 anos graças ao murinho no Colégio Magno. Foi para a 90 Graus, academia de escalada, aos 8 anos de idade, e por lá, treina até hoje. Acompanhado do treinador Anderson (o Son, na foto) e pelo amigo radicado na Itália e Hexa Campeão Brasileiro, Cesar Grosso, nosso papo acontece nas véspera do Campeonato Brasileiro de Escalada em Belo Horizonte, no próximo sábado, 25/11.

Primeira vez que participa na categoria Pro em um Campeonato Brasileiro? Já participei de alguns campeonatos Pro, e, em 2015, fui campeão adulto de Via, e também já fui vice. Minha categoria é 18/19 anos, Junior, Sub 20. Todas as vezes que me inscrevi em campeonatos juvenis eu peguei pódio. Desde 2012 participo e até hoje sou invicto, na minha categoria.

O que vai fazer depois da competição? Quero ir pro Cipó. Quando voltar, tiro férias da escalada, fico treinando funcional e corrida. Faço um trabalho preventivo de lesão e preparação (com o coach Anderson).

O que você está buscando no Cipó? Minha história com o Cipó é muito engraçada; conheço muito mas não conheço nada porque toda vez que eu fui foi para um projeto específico. Sabe quando você fica naquela via que você tanto quer mandar só que tem um mar de coisas que você quer conhecer ao seu redor? Eu ia malhar a via mas pensava em todas as que queria conhecer. Isso me deixou meio estressado. Além do que, era a Comando Vermelho (no PCC), uma das vias mais difíceis que eu já tinha mandado na vida, é um 11a. Passei o “crux” mas errei a sequência, a uma costura do top. Não sei se quero entrar nela de novo. Prefiro conhecer a Poltergeist, primeiro 10b do Brasil, muito clássica.

Entendi. Você quer fazer diferente mas ainda sim quer escolher uma via só? Como tenho uma semana, pode ser que eu tenha mais flexibilidade para provar outras vias. Também pode ser que chova. Vou deixar as cartas se abrirem na mesa e decidir. Quero fazer a via (Poltergeist) “flash”, de primeiro pega – na primeira tentativa, mas com os “betas” já, não “à vista”. É uma via que tem muita história no Brasil, foi o primeiro 10b do país, e é uma via referência na hora de graduar outro 10b. (Foi aberta pelo André Berezoski).

Qual a sua opinião sobre graus? Acho que é subjetivo porque têm jeitos e jeitos de se fazer os movimentos. Acho super importante, têm uma galera que julga dizendo que não se pode “ligar para grau” mas todo atleta tem seus números. E estes números refletem a evolução das pessoas. A graduação das vias é um bom parâmetro para isso. Importante levar saudável, não deixar virar idiotice, ego. É uma referência.

Você também escala para se divertir em vias “mais baixas” que seu grau (10c)? Com certeza. De uns dois anos para cá comecei a me interessar pela escalada “à vista” (quando você olha para a linha, não sabe nada sobre ela, e escala). A graduação que me sinto mais confortável assim é um 9b/9c brasileiro. Eu curto. Me desafia. Apesar de não ser um grau de dificuldade tão alto ele me exercita tanto quanto como se eu tivesse entrando numa via muito difícil pois tenho de pensar de uma maneira diferente, dando energia. É uma zona de conforto para mim.

Você fez uma viagem longa recentemente. Sim. Saí dia 1o de agosto e voltei há 5 dias. Fui para Arco, fiquei 40 dias na casa do Cesinha (Cesar Grosso) e competi na etapa da Copa do Mundo, pela primeira vez, na categoria Pro. Depois fui pra Innsbruck para a etapa juvenil. Foi bizarra, essa parte da viagem, pois foi a competição mais importante mas a parte mais solitária. Eu tive que correr atrás de tudo. Saí da estação de trem e fui para o hostel meio sem ter ideia. Acordar cedo para ir em reunião técnica, acordar cedo pra fazer “não sei o quê”, comprar comida….Isso me atrapalhou muito. Também perdi minha avó durante esta etapa. Isso me derrubou. Participei pela primeira vez da modalidade speed (no continente sul-americano só existe uma parede de velocidade homologada “oficial”, na Venezuela), no que foi, até então, o maior campeonato de escalada no mundo. (A etapa foi combined: as três modalidades, speed, boulder e lead, no formato olímpico).

Na sequência você foi pro Canadá…e foi lindo… 5o lugar no Pan Americano. O resultado foi lindo mas fiquei desapontado com os outros resultados pois eu só fui bem em lead. Em boulder eu fiquei em 13o e passavam 12 para a semi final. Eu poderia ter ido.

Sua meta é ir para as Olimpíadas? Sim mas é difícil falar pois nem um muro de speed eu tenho para treinar. Então depende das oportunidades que forem aparecendo. Se eu não tiver como treinar eu não vou mas se tiver como treinar eu vou. Tô parando minha vida inteira para me dedicar ao esporte, o que vai me custar alguns anos de vida.

Quando foi este momento em que tomou essa decisão? Foi por causa de um cara que me inspirou para c… que é o Pedro Leite. Ele me abraçou este ano e estamos juntos numa parceria.

Nossa que depoimento lindo, ele vai ficar feliz..Eu treinei na frente do espelho (rs).

A agenda do ano que vem ainda está para ser definida? Em teoria já defini. Tranquei a faculdade para viajar no meio deste ano então eu volto, em fevereiro, a estudar. Vou treinar por aqui e se eu for para fora será uma ida pontual, não vou passar mais de uma semana. Vou para o The North Face Master de Boulder, em Março, acho que é o campeonato mais importante de Boulder da América Latina. O nível de competitividade é bastante alto. Também pretendo participar dos Brasileiros (no primeiro semestre será o de Boulder).

Vai com tudo Felipe! Torcemos por aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s